Qual a diferença entre uma cama de ferro forjado e uma cama de ferro comum?

 

Percebemos que alguns clientes procuram camas de ferro forjadas, porém desconhecem qual é a real diferença em comparação as camas de ferro simples.

Ambas utilizam a mesma matéria prima para a estrutura e estrado. A grande diferença está no acabamento da cabeceira e da peseira.

Enquanto nas camas comuns o ferro utilizado nessas partes podem ser ocos ou maciços. Nas de ferro forjado ele precisa ser sempre maciço. O motivo é que este ferro será batido com martelo na bigorna, depois que o ferro é aquecido na forja (espécie de forno utilizado para aquecer os metais), daí o nome. Isso é feito manualmente para afinar suas pontas e moldá-las. O que não seria possível em um material oco.

Ou seja, as camas de ferro forjado tem sempre um acabamento batido no fogo em altas temperaturas. Segue abaixo uma imagem de um acabamento deste tipo feito pela Icamas:

 

Vale lembrar que o ferro forjado não trás nenhuma resistência a mais para a cama. Na maioria das vezes pode provocar o efeito oposto se o projeto não for bem feito.

Por ter esse duro trabalho adicional artístico as camas de ferro forjado costumam ser um pouco mais caras, mas em compensação o resultado é um produto único.

Então, se você gostou deste tipo de acabamento, mas ainda está com alguma dúvida entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te atender.