Uma pulseira para ajudar no sono
Dicas

Uma pulseira para ajudar no sono

Muito se fala sobre como melhorar o sono com técnicas e alimentação especificas para isso, porém as vezes não conseguimos uma forma de mensurar se está efetivamente funcionando. Claro que o resultado vai vir em forma de enegia ao acordar, mas isso só será sentido a longo prazo.

Hoje em dia a tecnologia trouxe algumas ferramentas para facilitar nossas vidas, como as pulseiras inteligentes. Com ela podemos medir, mesmo que de forma não 100% precisa, a qualidade do nosso sono. A grande vantagem é que com ela conseguimos passar a nossa noite de sono para números, comparar noite à noite, e perceber qual método de melhoria de sono está sendo mais eficaz.

Atualmente, opções não faltam nesta área. Algumas caras e outras nem tanto.  Dentre as várias opções do mercado, a Icamas testou uma muito interessante, que é bastante conhecida entre os entusiastas destes widgets. O nome é Mi Band 2 da fabricante chinesa Xiaome.

Como o objetivo deste artigo é apenas demonstrar as funcionalidades destas interessantes pulseiras não vamos entrar em dados técnicos ou valores.

Uma pulseira para ajudar no sono

Como funciona?

O funcionamento é bastante simples. Depois de instalar o aplicativo da pulseirinha no smartphone, foi preciso apenas informar o meu peso para que ela começasse a funcionar e ficasse sincronizada com o aplicativo.
Basicamente, o que ela faz é monitorar qualquer tipo de movimento que o usuário faça durante a noite. Se nenhum movimento é detectado, significa que estamos em sono profundo. E esses dados são armazenados na pulseira que posteriormente será enviado para o app para gerar os relatórios de sono.

Os relatórios

Os relatórios são bem interessantes. Eles informam a duração do sono e em quais períodos do sono foi profundo ou leve. Além dos batimentos cardíacos durante esse tempo(se isso for habilitado no aplicativo).

Segue abaixo uma imagem para ilustrar o relatório de sono fornecido pelo aplicativo:

Uma pulseira para ajudar no sono

Outras opções

Além da Mi band 2 existem outras boas opções, porém um pouco mais caras e com praticamente as mesmas funcionalidades. Existem ainda os smarthwatchs. A maioria vem com o acelerômetro, que é a tecnologia utilizada para medir o sono.

Onde comprar

Essas pulseiras podem ser compradas em sites chineses ou até mesmo no brasil em lojas como o mercadolivre.

Links para comprar a Mi band 2 Utilizada no teste:

No mercadolivre

Gearbest(importação)

Links para outras opções interessantes de pulseiras inteligentes que medem o sono:

Uma pulseira para ajudar no sono
HUAWEI Band 3

Uma pulseira para ajudar no sono
Lenovo HW01 Plus

Uma pulseira para ajudar no sono
S908 GPS Smartband Esportiva

Além do sono

Essas pulseiras foram desenvolvidas com o intuito de monitorar atividades físicas e o sono, porém ele vem com algumas outras opções interessantes como as notificações de aplicativos. Com ele você pode definir quais apps podem enviar notificações para a band. Com isso a pulseirinha irá vibrar sempre que receber essas mensagens. Elas podem vir do whatsapp, e-mail, skype, relógio, despertador, entre outros.

Outra funcionalidade bem bacana e que está intimamente ligada a uma boa noite de sono é o contador de passos. Ela te informa quantos passos você deu durante o dia, assim como a quilometragem percorrida.

Conclusão

É importante deixar claro que essas pulseirinhas são apenas uma forma de ter uma ideia de como está o sono. Ela não é 100% precisa como os exames que monitoram o sono. Porém usando ela por alguns dias fica claro que ela realmente funciona. Nos dias em que acordei mais disposto foi o que mais tempo tive de sono profundo nos relatórios.
Pelo valor do investimento, sem dúvida vale a pena a compra pelo pacote de funcionalidades que ela oferece. Mesmo que ela não funcione tão bem assim, você ainda vai ter um relógio discreto, à prova d’água que te notifica quando receber mensagens no whatsapp. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *